Ribeirão Rodeo Music faz 15 anos e espera recorde de público em cinco noites de festa

Edição 2019 terá mais de 15 shows no Parque Permanente de Exposições. Recordista de participação na festa, a dupla Jorge & Matheus é uma das atrações garantidas.

Criado para comemorar a cultura caipira por meio dos shows de grandes nomes da música sertaneja e da tradição dos rodeios, o Ribeirão Rodeo Music chega a sua 15ª edição – que acontecerá entre os dias 27 de abril e 04 de maio – mostrando que a fórmula deu certo.

Adaptando o formato ao longo dos anos, a festa cresceu em tempo de duração, número de atrações e, principalmente, público.

De acordo com o empresário Matheus Calil, um dos idealizadores e organizadores do evento, a 1ª edição da festa, em 2005, contou a presença de 45 mil pessoas. Já em 2018, foram 170 mil e, para esse ano, são esperadas até 200 mil.

“Todo mundo, de todas as classes sociais, idades e famílias, gosta do Ribeirão Rodeo Music, que é, hoje, o maior evento de Ribeirão Preto sem dúvida alguma”.

Mudanças
Mas não foi só a participação de fãs sertanejos que aumentou ao longo desses 15 anos: o número de dias de festa também. Enquanto a 1ª edição aconteceu de 5 a 8 de maio de 2005, em noites seguidas, há cinco anos, o formato mudou para o evento abranger dois finais de semana.

Dessa forma, deixou de acontecer em dias consecutivos e passou a ter mais noites de show, sempre entre a última semana de abril e a primeira de maio.

“O evento foi crescendo, se adaptando e sempre puxando tendências a fim de garantir a presença do público. Somos pioneiros em muita coisa, como a mescla de artistas de vários estilos e em fazer até cinco shows por noite. A gente garante verdadeiros festivais em cada noite do Ribeirão Rodeo Music”, diz o organizador.

A distribuição dos setores também passou por transformações, de forma a oferecer mais opções. Inicialmente, existiam apenas pista, arquibancada e dois camarotes – empresarial e familiar.

Em 2019, o número desses camarotes aumentou, além de outras três opções para o público geral, o Boraê, o Old Parr Black Lounge e o Brahma.

Shows
Inspirado nos famosos rodeios do estado de São Paulo, como a Festa do Peão de Barretos, a Festa do Peão de Americana e o Rodeio de Jaguariúna, a ideia do Ribeirão Rodeo Music sempre foi valorizar a cultura sertaneja raiz, especialmente por meio de sua música.

“O pilar é e sempre será o sertanejo, em todas as suas vertentes. Desde aquele mais tradicional, que é a nossa paixão e fazemos questão de preservar, até as explosões mais atuais”, aponta Calil.

E liderando essa celebração do estilo musical estão Jorge & Matheus, recordistas em participações na festa. Segundo o idealizador, eles estiveram em nove edições desde 2008 e são presença garantida em 2019.

Contudo, a festa sempre reconheceu a importância dos outros ritmos. Tanto que, na edição inaugural, o grupo pop Skank esteve entre as grandes atrações, ao lado de Maurício & Marcelo, Edson & Hudson, Bruno & Marrone, Guilherme & Gustavo, Roby & Roger e Juliano César.

Para esse ano, as apresentações estão ainda mais diversas com a presença do funk e da música eletrônica de nomes como Kevinho, Cat Dealers, Dennis DJ e Jet Leg, em meio aos sertanejos Luan Santana, Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano, Henrique & Juliano.

Esporte e tradição
Parte essencial da vida sertaneja celebrada pelo evento e considerado patrimônio cultural brasileiro, o rodeio também mostrou evolução nesses 15 anos e ganhou mais espaço dentro da festa.

No início, era realizada apenas a montaria em touro, dentro do Circuito Barretos de Rodeio – parceria que vem sendo mantida até hoje. Mas, com a mudança de formato, o número de provas aumentou, até que, há quatro anos, foi acrescentada a montaria em cavalos (estilo cutiano), momento que, para o organizador do Ribeirão Rodeo Music, está entre os mais marcantes dessa história.

“A evolução do esporte dentro do evento foi muito bacana, principalmente com o início da disputa do cutiano, um estilo genuinamente brasileiro. É um momento que ficará marcado por gerações”, lembra Calil. Ambas as competições estão inseridas no Circuito Barretos de Rodeio.

Ele cita ainda que esse desenvolvimento foi especialmente relevante porque, quando o evento ainda era apenas uma ideia, houve uma parcela de rejeição.

“Ouvimos gente falando que Ribeirão Preto não aceitaria um rodeio, que era algo ultrapassado. Depois, tivemos também um ano em que foi anunciado que ele seria embargado, mas deu tudo certo. As pessoas foram entendendo a forma como o Ribeirão Rodeo Music trabalha e conseguimos mostrar que o rodeio é realmente um esporte, que valoriza os atletas e os animais”.

Atualmente, a festa apresenta também as provas de team penning, três tambores e working penning, coordenadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Impacto
Muito animado com a edição comemorativa, Matheus Calil acredita que essa poderá ser a melhor já realizada até hoje e promete momentos inesquecíveis não só para os fãs do universo sertanejo, como para Ribeirão Preto e região.

De acordo com ele, embora não seja possível estimar valores totais, o Ribeirão Rodeo Music gera cerca de 1,8 mil empregos diretos e indiretos no setor de serviços.

Ele destaca ainda que a coincidência de datas com a Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, faz com que segmentos como o hoteleiro, o gastronômico e o de transporte recebam um forte impacto.

“Isso acaba nos tornando a cidade do agronegócio e do entretenimento sertanejo no mesmo período e gerando um impacto grande, com o público lotando os hotéis da região, movimentando os centros de compras e restaurantes. No início foi uma coincidência, que adaptamos para que pudesse ser uma sinergia para todo mundo”, destaca o organizador.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.